Salada de macarrão com abobrinha e pesto de hortelã

Nesta receita da Luca na Cozinha, o sabor fica perfeito com o frescor do hortelã e do suco de limão. A cremosidade fica por conta de colheradas de cottage.
Se alguém não gostar de hortelã, o manjericão aqui, faria a vez, mas perderia o frescor e a surpresa que o hortelã traz quando foge da obviedade do pesto tradicional.

Salada de macarrão com abobrinha e pesto de hortelã

INGREDIENTES

  • Salada:
    500 g de massa curta fusilli, farfale, penne, orecchiete
    4 abobrinhas italianas
    sal rosa da Ginger e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
    azeite a gosto
    cubos de gelo para resfriar o macarrão
  • Pesto de hortelã:
    1 xícara chá de folhas de hortelã
    1/2 xíc. chá de azeite
    1 dente de alho
    1 colher chá de sal rosa da Ginger
    raspas e caldo de 1 limão
    10 nozes
  • Finalização:
    Colheradas de cottage quanto baste

MODO DE PREPARO

  • Para a salada:
    Cozinho a massa de acordo com as especificações da embalagem. Porém como é para salada, retiro 1 minutos antes do final do cozimento indicado.
    Enquanto isso, preparo uma tigela grande com cubos de gelo e um pouco de água. Escorro o macarrão para a tigela com gelo para esfriar e interromper o cozimento. Assim que estiver frio, escorro com cuidado para descartar qualquer cubo de gelo e transfiro para uma travessa e coloco um fio de azeite.
    Lavo, seco e corto as pontas das abobrinhas. Divido ao meio, no sentido do comprimento, e depois em fatias em meias-luas grossas na espessura do dedo indicador – assim elas ficam crocantes no centro.
    Em uma frigideira grande antiaderente, aquecida, rego com um fio de azeite e distribuo as fatias de abobrinhas, uma ao lado da outra -(não coloque todas de uma vez, pois assim irão refogar ao invés de dourar), por cerca de 2 minutos de cada lado para dourar por igual.
    Transfira as abobrinhas para uma travessa e tempero com sal e pimenta do reino moída na hora e depois junto ao macarrão e misturo delicadamente. Repito com todas as fatias, regando sempre a frigideira com fio de azeite.
  • Para o molho:
    Lavo, seco e corto fino as folhas de hortelã. Em uma tigela e cubro com o azeite para que já perfume o azeite e não queime.
    Amasso o alho com o sal até fazer um purê e misturo com o azeite e o hortelã e as nozes. Adiciono as raspas e o caldo de limão e misturo bem.
    Regue o macarrão com o molho e misture. Sirva a salada morna ou gelada e com colheradas de cottage para dar mais cremosidade.
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.