Sobrecoxas assadas com páprica e ervas

Essa receita de frango assado do Panelinha é prática e tem técnica pra ficar com a casquinha crocante: o segredo é a marinada seca e uma pausa dentro da geladeira. As ervas e o limão perfumam e dão sabor às sobrecoxas e ao caldinho que se forma na assadeira. E o melhor, todo mundo pega a parte mais gostosa do frango!

Sobrecoxas assadas com páprica e ervas

INGREDIENTES:
6 sobrecoxas de frango com pele e osso (cerca de 1,2 kg)
1 cebola roxa grande
6 dentes de alho grandes
⅓ de xícara (chá) de caldo de limão peneirado (cerca de 2 unidades)
1 ½ xícara (chá) de água
12 folhas de sálvia
8 ramos de orégano fresco
½ colher (chá) de sementes de erva-doce Ginger
1 colher (chá) de páprica doce Ginger
1 ½ colher (chá) de sal rosa Ginger
2 colheres (sopa) de azeite
pimenta-do-reino moída na hora a gosto

MODO DE PREPARO:
No pilão, bata as sementes de erva-doce e misture com o sal, a páprica e a pimenta-do-reino moída na hora a gosto.
Numa travessa, coloque as sobrecoxas e tempere com a mistura de especiarias. Esfregue bem para cobrir toda a superfície da carne, passando também sobre e sob a pele – cuidado para não descolar completamente a pele da carne.
Disponha as sobrecoxas com a pele voltada para cima e leve o refratário aberto à geladeira por 40 minutos – nesse período a pele vai perder parte da sua umidade e ficará mais crocante depois de assada; já o sal vai penetrar melhor na carne deixando o frango mais saboroso.
Passados os 40 minutos, preaqueça o forno a 200 ºC (temperatura média), retire o frango da geladeira e deixe em temperatura ambiente por 20 minutos para perder o gelo.
Corte a cebola roxa ao meio e cada metade em 3 gomos, passando a faca pela raiz e descasque – assim as pétalas permanecem unidas ao assar. Com a lateral da faca, amasse e descasque os dentes de alho.
Numa assadeira grande, distribua os gomos de cebola, os dentes de alho, as folhas de sálvia e os ramos de orégano. Tempere as cebolas com sal a gosto e regue o fundo da assadeira com o caldo de limão e a água – assim você prepara a assadeira antes de colocar as sobrecoxas sem correr o risco de molhar a pele, garantindo maior crocância ao assar.
Com um pedaço de papel-toalha (ou pano de prato limpo), seque bem a pele das sobrecoxas e disponha cada uma na assadeira, com a pele para cima. Regue o frango e as cebolas com o azeite.
Leve ao forno para assar por cerca de 1 hora, ou até a pele ficar dourada e a carne cozida. Retire do forno e deixe descansar por 5 minutos antes de servir – nesse tempo os sucos da carne se redistribuem e as sobrecoxas ficam ainda mais gostosas. Sirva com as cebolas e o caldinho formado na assadeira.

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.